Drummond, genial que só, escreveu E agora José. Nós, dois manézinhos que somos escrevemos: E agora? São José.
Quando o carro quebrou no Rio de Janeiro e descobrimos que mais uma vez teríamos que abortar nosso sonho de trazer o O BR800 de Salvador para São Paulo no primeiro momento foi tristeza total. Lembro que falei para o Fino: Fudeu, fez o mesmo barulho que a última vez, já era! O Sonho acabou!
Logo que chegamos ao Posto Nacional em Piraí, fomos abordado por um Agenciador de Cargas que entusiasmado falou: “Meu irmão é mecânico e ele tem um BR800 branco que ele não vende por nada. Espera que eu estou chamando ele para ver o de vocês!”
Pronto, nunca o ditado “A males que vem para o bem” , foi tão bem empregado. Neste posto conhecemos pessoas fantásticas que nos fizeram ver o Brasil com outros olhos. (Não quero entrar no mérito da questão, vou deixar isso para um outro post, mas o Posto Nacional foi um divisor de águas quanto a minha persepção de Brasil e de cultura).
O Gilson, irmão do Agenciador de Cargas, me mostrou o BR800 dele, um brinco, novinho, todos os desenhos origianis de fábrica no console do painel. Quando ele viu o meu entusiasmo em ver um Gurgel tão bem tratado ele logo falou: “Quer dirigir?” Na hora peguei a chave e andei uns 10 km pela Dutra. Só posso dizer uma coisa para vocês: “Que delícia de carro!” Ele andava a 90km/h, 100km/h tranquilamente, motor relativamente silencioso e com um barulho completamente diferente do meu. A embreagem dele também era muito mais macia que a minha, assim como o cambio.
O Gilson olhou o meu motor e falou: “Eu poderia pegar o seu motor para fazer, mas vou indicar o cara que fez o meu motor. Ele é o melhor mecânico de motor Enertron que existe. Vamos ligar para ele e você deixa seu carro lá.”
Foi o que fizemos. O Gilson me apresentou 0 Gelson, (olha que nome para dupla Sertaneja!) que prontamente falou: “Traga seu BR800 para mim, que eu deixo ele novo.”
Conseguimos um caminhoneiro para fazer o transporte Rio de Janeiro – São José dos Campos, o nome dele era “Vermelho” (em outro post vou contar mais sobre o Vermelho, outro cara gente boa pra caralho. Ele já falou: Adorei esse carro, vou buscar um em Salvador e trazer para o Gelson deixar ele 0Km)
Quando chegamos em São José dos Campos, a primeira alegria. O Gelson tem um Motomachine na garagem. Sempre quis ver um de perto. Tocar, entender, sentar no banco, segurar no voltante. O Vermelho quando viu falou: “Nossa, esse carro é um tesão!” Depois de conhecer pessoalmente o Motomachine, o Gelson apresentou um BR800 versão Jipinho conversível que ele mesmo fez. Outro carro maravilhoso que se minha mulher ver, vai querer comprar.
Depois de nos despedir do Vermelho, ficamos conversando com o Gelson. Ele nos deu uma aula sobre motor Enertron e Gurgel, contou inúmeras histórias e explicou o que será feito no meu motor.
Após acertar o pagamento e a data de entrega, 05 de dezembro, pedi para ele fazer o trabalho com carinho e cuidar bem do BR800, com um sorriso sincero no rosto ele respondeu: “É só isso que eu sei fazer, aliás faço isso desde que comprei o meu primeiro Gurgel.”
Depois de ouvir isso, tive certeza que ele estava em boas mãos e é por isso que eu escrevo:
E agora? São José.
No dia 05 de dezembro, eu e Fino vamos para São José dos Campos, pegamos o BR800 com o Gelson e levamos ele até o Rio de Janeiro. Dormimos no Rio de Janeiro e no dia 06 de dezembro voltamos dirigindo o Gurgel até São Paulo. Vamos parar na divisa e fazer a tradicional dancinha da divisa e completar a primeira parte da nossa aventura que é trazer o Gurgel de Salvador até São Paulo dirigindo.
Péra ai!!!! Vc falou: – primeira parte da nossa aventura……
O que vcs estão planejando?
Putz… Muita coisa cara… A primeira é a festa de chegada do Gurgel. Depois vamos voltar ao Rio de Janeiro e fazer o caminho que ficou faltando. Depois restauração e depois… Bom, depois é segredo, mas vai ter mais coisa… Oh, se vai!
Bem legal essa parte da viagem, mas faltou contar as historias dos dois últimso dias at´pe chegarem no Posto Nacional.
Mas agora está tudo bem, vou aguardar vocês aqui no Rio pra gente bater aquele papo e contar mais histórias.
Boa sorte e descansem bem, porque essa viagem de vocês foi épica.
É verdade, comeram 2 dois dias da narrativa…
Mas o que vale mesmo agora é ter o BR800 inteiro.
Afinal, a ventoinha desligada foi conseqüência dos problemas elétricos que se acumularam desde a saída de Salvador ou um dos mecânicos consultados durante a viagem a deixou desligada?
Abraço.
Marcelo, o mecânico que trocou o óleo no Rio de Janeiro esqueceu de ligar. Mas tudo bem. Acontece, bola pra frente, porque o Gurgel esta chegando em Sampa.
Abraço.
Danilo
Buriti, valeu pela força! Tenho alguma coisa escrita no iphone que pretendo colocar aqui nesta semana. O Quarto dia tenho um resumo mais detalhado, menos genérico quase pronto. Vou soltar para vocês.
Cara se quiser vir para a festa, pode dormir em casa. Convidei o Jason, cabe vocês aqui tranquilo. Marca com ele e vem passar um final de semana em Sampa!
Este país e assim mesmo, feito de pessoas surpreendentes. Respeito e admiro a sabedoria e a simplicidade dos Josés, Joãos, Silvas,…………
Nós também, e agora mais ainda!
Realmente, há males que vem para o bem! Se o motor não quebrasse, o carro talvez até chegasse em São Paulo, mas vocês não conheceriam esse mecânico mago dos Gurgéis e ficariam com o carro “meia-boca” em São Paulo. Mas agora certeza que vão ficar com o carro tinindo.
Mas, vem cá… entre nós… esse mecânico que deixou a ventoinha desligada… foi sabotagem, hein? Alguém não quer que vocês ganhem as apostas…
rs… Sabotagem das grandes montadoras… rs – Na verdade erros acontecem, normal. Ficamos triste porque queriamos chegar em Sampa na data programada. Estávamos levando o carro com o maior amor e carinho, mas não deu… Tudo bem, agora vou receber um carro com um motor Enertron verdadeiro. Depois só fazer a parte elétrica inteira dele e um abraço!
Valeu.
Danilo
Pessoal, eu escrevi no Twitter mas vou reforçara aqui.
Eu tinha um grande amigo de juventude q teve um br 800 e eu adorava aquele carrinho. eu achei um site q acho que pode ajudar vcs. Pois tem peças e muitas outras coisas
Abraços
Bruno Valente
http://www.gurgel800.com.br
Que lixo heim !!!
Além de dizer que esse lixo de carro é bacana ainda comenta sobre “tradicional dancinha da divisa”… que porra é essa cara ????
Já fiz RJ-SP e vice-versa diversas vezes de carro e nunca parei na divisa dos estados para fazer a “tradicional dancinha da divisa”… que baitolagem !!!!!!
Em resumo, esse Gurgel é um lixo e você deveria tocar fogo nele !!!!!!
Outra coisa… não adianta ser nacionalista, se o Brasil só produz M…
Abraço !
Eu sou apaixonado pelo BR-800 e ainda mais pelo Supermini. Adorei e estou adorando a história de vcs… tb sou um nacionalista que estou louco pra fazer minha primeira viagem num avião da Embraer (dia 5/12)
Parabéns e eu ainda sonho em ter meu Supermini, ou um Troller, rsrs
As duas vezes que viajamos de avião até Salvador para buscar o BR800 a aeronave escolhida foi Embraer. É um puta avião, muito bom! Sobre o carro, compra um Supermini primeiro. Troller hoje em dia já não é tão brasileira assim…
Galera bom dia.
Muito legal esta aventura, temos um clube aqui em Campinas e conhecemos muitas pessoas que arrumam o carrinho, de uma olhada no nosso site http://www.gurgelcampinas.com, temos um espaço para vc no nosso site para contar a sua aventura´e só mandar depois, mas deixa ele chegar primeiro.
O Gelson é o melhor para estes motores, sabe muito bem o que faz, até a famosa subida de óleo para o filtro de ar ele tira.
Um abraço e boa aventura.
Clube Gurgel Campinas.
galera estou com um probleminha no meu supermini 92, ele funciona durante 5 minutsos e para de funcionar, já revisei toda a parte eletrica e modulo, o motor é novo, mas nde moro ñinguem consegue resolver, gostaria da ajuda de vcs. aceito sugestões meu fone é 9754 6553 nazaré paulista sp
Cara eu não entendo nada de carro. Infelizmente.
Tem o cara que fez o motor do meu gurgel. ele pode ajudar.
Você ainda precisa de ajuda?